sábado, 27 de novembro de 2010

Sanduíche

Com a chegada do verão e junto com ele o calor de rachar, a melhor coisa que tem é se alimentar bem, mas para aproveitar essa estação tem que administrar bem o tempo, a melhor opção é um Lanche, aqui no Art Café Gourmet tem Sanduíches para todos os gosto, com nomes de artistas como Di Cavalcante (filé mignon, molho barbecue, cebola frita, tomate, alface e agrião) e Tarcila (filé de frango, mussarela, geléia de damasco e alface americana) os Lanches são uma verdadeira obra de arte.
Para quem gosta de conhecer mais sobre a origem dos pratos, tem uma breve história do Sanduíche.

Sanduíche (do inglês sandwich), também chamado de sande ou sandes (género gramatical feminino) em Portugal, é um tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada carne, queijo, ou outro tipo de alimento. Também pode ser feito com um pão inteiro, geralmente de pequenas dimensões.

Os sanduiches beirute, americano, cheeseburger e outros sanduíches ganharam os cardápios das lanchonetes a partir do século XIX. Com a Revolução Industrial, houve popularização dos almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes. Com as jornadas de trabalho cada vez mais extensas, o sanduíche passou a ser uma opção mais prática.


Entretanto, a idéia de colocar algum recheio no pão é bem mais antiga. Antes de Cristo, nos antigos rituais de Pessach, a páscoa judaica, já se fazia uma mistura de pão com alguns tipos de embutidos. Em inúmeras culturas, come-se a massa misturada com alguma coisa; o próprio formato do pão é adequado para isto. Apesar do costume ancestral, a fama - e o nome - do sanduíche vieram em 1762, com o inglês John Montagu, o conde de Sandwich, uma vila da Inglaterra. Reza a lenda que ele comia fatias de pão com salame para não precisar interromper as partidas de bridge, jogo de cartas popular entre os britânicos.


Desde então, a variedade de sanduiches aumentou. O hambúrguer, receita mais famosa de todas, popularizou-se nos Estados Unidos no final do século XIX, provavelmente levado por imigrantes alemães, e ganhou o mundo em meados do século XX, com o surgimento das grandes redes mundiais de fast-food. A partir dessa fórmula básica, surgiram variações e o sanduíche ganhou apelidos diferentes, de acordo com o recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário